Santa Maria já registra a volta da chuva. A BaroClima Meteorologia prevê uma virada importante no tempo em todo o Rio Grande do Sul entre este sábado (26) e o domingo (27), com a atuação de um sistema frontal associado à umidade em baixos níveis da atmosfera e à formação de um cavado – uma área alongada de baixa pressão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Essa combinação vai favorecer chuva volumosa e instabilidade generalizada, especialmente entre a Campanha, a Região Central – onde está Santa Maria –, a Zona Sul, a Costa Doce e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados previstos variam entre 60 e 100 milímetros, com possibilidade de volumes ainda maiores em pontos isolados.
Em Santa Maria e municípios próximos, como São Gabriel e Caçapava do Sul, a expectativa é de chuva persistente ao longo de todo o domingo, com risco de alagamentos em áreas urbanas. Além da forte precipitação, há potencial para tempo severo, incluindo vendavais e queda de granizo.
Cidades como Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Camaquã e Porto Alegre também estão na rota dos maiores acumulados, enquanto no Planalto, Serra e Vales não se descarta a ocorrência de temporais isolados.
A instabilidade deve seguir na segunda-feira (28), principalmente no Leste e Nordeste do Estado, abrangendo a Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Apesar da previsão de chuva intensa, não se espera um cenário crítico como o registrado em junho, já que o período seco reduziu a saturação do solo. Os rios podem subir, mas sem risco significativo de grandes cheias na maioria das regiões.
Para quem está em Santa Maria e região, a orientação é redobrar a atenção com áreas sujeitas a alagamentos e ventos fortes neste fim de semana.